top of page

Páscoa e Engenharia de Produção: Qual a importância da nossa atuação nesta época do ano?



A Páscoa é uma época do ano que movimenta a venda de produtos de chocolates pelo comércio varejista, sendo uma das principais datas de fomento da economia nas cidades brasileiras. Tradicionalmente, as empresas do setor apostam alto no aquecimento das vendas nas semanas que antecedem a celebração. Porém, para garantir um domingo de Páscoa impecável, são necessários vários esforços integrados das empresas fabricantes de chocolates e das empresas responsáveis por sua distribuição pelo país.

A Páscoa é um evento que requer um processo estruturado de gestão, tanto relacionado a parte do Planejamento e Controle da produção, como da logística e qualidade dos chocolates. Esse sistema impõe grandes desafios para produzir, entregar, armazenar e transportar os produtos dos executores até as lojas. Para isso, é muito importante controlar bem esse processo, visando atender da melhor forma as necessidades dos clientes.

Como a Engenharia de Produção atua dentro desse processo?

As grandes empresas fornecedoras de produtos de chocolates buscam responder a demanda desse período de uma maneira adequada, rápida e sem sofrimento de prejuízos ou danos para si. Assim, é muito importante utilizar estratégias tanto na produção, como no marketing, no desenvolvimento de novos produtos, na coordenação do processo de logística e de vendas.

É importante compreender que assim como as festas de carnaval, juninas e de fim de ano, o tempo pascal é sazonal, sendo um de seus principais produtos consumidos o chocolate, onde as demandas aumentam, mas é preciso ter cuidados para não sofrer dispêndios. Para isso, é indispensável coordenar bem os programas relacionados com essa produção.

Nesse sentido, a Engenharia de Produção é um auxílio muito considerável, pois a mesma consegue observar diversos pontos, desde a demanda do produto até o momento em que é feita a entrega ao consumidor. Alguns deles de maneira mais específica, analisando não só a organização produtora, mas toda a cadeia produtiva. Dessa forma, pode-se notar algumas formas de atuação do engenheiro de produção dentro do processo de gestão da produção de chocolate no período pascoal.

Pode-se citar algumas formas de desempenho:

  • Planejamento e controle da produção: é possível atuar no planejamento e controle da produção de produtos de chocolate. A definição da quantidade de matéria-prima necessária, determinar as metas de produção e a implementação de sistemas de controle de qualidade são alguns exemplos de como fazer isso.


  • Análise de processos: ao analisar os processos de produção existentes e identificar gargalos, ocorrem melhorias significativas nessas áreas da produção para aumentar a eficiência e a qualidade;


  • Administração Logística: segundo o blog da Cargo X, empresa revolucionária no transporte rodoviário de cargas, por serem produtos muito sensíveis ao calor, a produção, o armazenamento, o transporte e a manipulação em geral do chocolate torna-se um dos grandes desafios da logística na Páscoa. Para isso, é necessário contar com estoques climatizados e veículos adequados para o transporte, processo de conferência de itens, carga e descarga com muita agilidade a fim de evitar a exposição ao calor;


  • Gerenciamento de estoque: auxílio no gerenciamento do estoque de matéria-prima e produtos acabados para evitar a falta de inputs e o desperdício dos produtos;


  • Conhecer o público-alvo: através de, por exemplo, pesquisas de mercado, auxiliar a organização a encontrar seu principal nicho de mercado, visando otimizar as estratégias de marketing e inovação, além da área de qualidade, buscando atender bem as expectativas dos clientes.

Quais as vantagens de se trabalhar com a engenharia de produção nesse período anual?

Assim como em praticamente todo processo de produção, é notória a assistência da Engenharia de Produção no processo de fabricação e distribuição dos ovos de chocolates, alguns benefícios observados são:

  • Melhoria do processo produtivo;

  • Controle de Qualidade;

  • Estoque adequado a produção;

  • Redução de custos;

  • Melhora no desempenho logístico.

Em conclusão, a Páscoa é uma época de estímulo à produção de chocolates, assim como na economia, esse processo é bastante delicado e exige uma coordenação muito dedicada e firme, para conseguir atender do melhor modo a todos os clientes. Então, compreende-se que é um cenário muito propício para ação da engenharia de produção.

Se interessou em como a engenharia de produção trabalha? Gostaria de entender mais e entender como ela pode ajudar a sua empresa? A Ciclo Consultoria é a empresa certa para te ajudar. Entre em contato conosco e marque já seu diagnóstico empresarial gratuito!


0 comentário

Kommentare


  • whatsapp-logo-1
bottom of page