Planejamento e Controle da Produção (PCP): Um sistema de gestão que agrega vantagens competitivas

“Uma meta sem um plano estruturado é apenas um desejo.” (Autor desconhecido)

Com as inovações e evoluções industriais culminando em um aumento significativo da competitividade no mercado é notória a necessidade que as empresas estão tendo em entregar produtos e/ou serviços que agreguem, cada vez mais, valor ao consumidor. Com isso, os setores de logística e produção acabam sendo caminhos críticos dentro de uma empresa, visto que, são fundamentais para que a mesma possa conseguir mais agilidade, qualidade e economia dentro dos seus processos produtivos.

Tendo em vista tal cenário, planejar torna-se uma das atividades mais imprescindíveis para qualquer empresa. A utilização de métodos eficientes para que seja realizada tal atividade a torna ainda mais satisfatória. Na atualidade, um dos principais sistemas em utilização é o Planejamento e Controle da Produção, ou simplesmente, PCP.

Mesmo o nome sendo bem intuitivo, o que de fato é o PCP?

O Planejamento e Controle da Produção é uma ferramenta que gerencia recursos operacionais fazendo analises de dados de toda produção para, posteriormente, consolidar as informações e assim elaborar um planejamento e programação de cada processo produtivo.

Em suma a ferramenta é pautada em gerenciar, planejar e controlar os recursos e os processos com objetivo de minimizar os custos operacionais e garantir maior qualidade, produtividade e eficiência.

Vale salientar que existem operações mais complexas que ocorrem dentro do PCP, sendo elas: Previsão de Demanda, Planejamento da Capacidade Produtiva, Planejamento Agregado da Produção (PAP), Programação Mestra da Produção (PMP), Programação Detalhada da Produção (PDP) e Controle da Produção.

Fazendo alusão ao sequenciamento de alguns pontos desse sistema, é importante frisar que o PCP auxilia na tomada de decisão propiciando respostas assertivas para questões pertinentes a produção, tais quais:

  1. Programação da produção: “quando fazer?”;

  2. Carregamento de máquinas e postos de trabalho: “quanto e onde fazer?”;

  3. Sequenciamento e priorização da produção: “em que ordem fazer?”;

  4. Monitoramento da produção: “a execução está seguindo o plano definido?”.

Portanto, observa-se que, planejamento, programação e controle são os principais objetivos desse sistema de gestão. E por consequência, ao utilizar devidamente o PCP na sua empresa, acarretará em diversas vantagens competitivas, como maior organização, integração das áreas, redução de custos, potencialização operacional e resultados finais ainda mais atrativos.

Diante de tais fatos, a Ciclo Consultoria desenvolveu uma solução de PCP, com o objetivo de proporcionar ao usuário uma plataforma que forneça os indicadores necessários para alcançar melhores tomadas de decisões no planejamento, e um guia a ser seguido para obter resultados ótimos na produção.

Para maiores informações entre em contato conosco, pois estamos dispostos à auxiliar nesse processo de melhoria na sua empresa!

#reduçãodecustos #pcp #gerenciamento #tomadadedecisão

Empresa de consultoria com foco em melhorias e vinculada à Universidade Federal de Pernambuco, com unidades em Recife e Caruaru.