top of page

Por que a Gestão da Cadeia de Suprimentos é tão necessária? Saiba os benefícios para sua empresa.



O que é e como funciona a cadeia de suprimentos?

Também conhecida como Supply Chain Management (SCM), a Gestão da Cadeia de Suprimentos está intrinsecamente interligada com a gestão de todo o processo de produção de um produto ou serviço até o cliente final. Ou seja, desde a compra de matéria-prima, desenvolvimento do produto, armazenagem e fluxo de mercadoria, organizando e unificando o fluxo dos processos em todos os departamentos e setores. Isso ajuda a identificar pontos críticos e a desenvolver estratégias eficientes para sanar os problemas regentes.


A importância de Gerir a Cadeia de Suprimentos:  

A gestão da cadeia de suprimentos é de extrema importância, pois é através dela que podemos otimizar processos e serviços, cumprindo prazos e agilizando entregas e resultados. E como consequência, obtêm-se a satisfação do cliente e fidelização dele, aumentando assim, o lucro da empresa.


O que pode impactar negativamente a gestão da cadeia de suprimentos?

Por ser um assunto bastante complexo, a cadeia de suprimentos pode sofrer inferências por diversos fatores internos e externos, como por exemplo: a falta de flexibilidade no mapeamento, a fixação do olhar apenas no efeito esquecendo de analisar a causa do problema, a péssima gestão de dados e informações, a falta de comunicação entre componentes da cadeia de suprimentos, a não delegação de responsáveis para departamentos estratégicos – compras, vendas, estoques, marketing, T.I. e recursos humanos; – e a privação de autonomia desses setores.


Seus benefícios:

São muitos os benefícios adquiridos quando aplicado uma boa gestão de cadeia de suprimento, abaixo detalharemos os principais:  

  • Diminuição de gastos com compras e contratações desnecessárias;

  • Redução de estoques;

  • Melhora da comunicação interna (departamentos) e externa (fornecedores) da empresa;

  • Maior qualidade do serviço/produto entregue;

  • Redução dos riscos referentes à aquisição de novos fornecedores;

  • Aumento da competitividade no mercado frente aos concorrentes;

  • Maior satisfação dos clientes;

  • Aumento do lucro empresarial.


Viu só como a Gestão de Cadeia de Suprimentos é importante e vital para uma empresa? 


Portanto, acreditamos que empresas que querem se manter fortes diante de um mercado extremamente competitivo e instável, precisam, entre outras coisas, manter uma gestão estratégica e eficiente sobre sua cadeia de suprimentos.

E nós da Ciclo podemos te ajudar!


Aproveita e já marca seu diagnóstico totalmente gratuito e conte conosco para mapear a sua cadeia de suprimentos e desenvolver a melhor estratégia para que você permaneça inabalável mesmo diante de mudanças inesperadas no mundo empresarial!


0 comentário

Comentarios


  • whatsapp-logo-1
bottom of page