Gestão de Estoque: Entenda o porquê de estar perdendo tanto

February 28, 2018

 

 

 

Por que é feito o gerenciamento de estoques?

 

A satisfação do cliente, hoje, não se resume apenas a oferecer-lhe um produto de qualidade superior, mas também com um menor preço e um menor prazo de entrega e isso tudo de forma regular.

 

Nesse contexto em que é imprescindível conseguir atender à demanda dos seus clientes com eficiência, muitas empresas têm dificuldade de encontrar a forma mais rentável possível de equilibrar tudo isso.  

 

E uma das melhores formas de atingir essa regularidade é com um bom gerenciamento de estoques, por isso escrevemos esse texto para fazer com que você, gestor, entenda melhor dessa ferramenta.

 

É válido ressaltar, também, que é muito comum as pequenas e médias empresas não fazerem da melhor forma esse gerenciamento de estoque.

 

Exemplo disso é a falta de ponderação em relação a como será afetado o nível dos serviços prestados pela sua empresa, bem como a visão dos clientes sobre essa.

 

 

Mas afinal, o que é gerenciamento de estoques?

 

Gerenciamento de estoques, no contexto industrial, se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro.

 

Parte do estoque de produtos é mantido em um armazém ou depósito, enquanto a outra parte é mantida na loja.

 

Armazém: Local de armazenamento dos bens e produtos.

Inventário: Soma dos produtos que estão na loja e no armazém.

 

Como é feito o gerenciamento de estoques?

 

O controle de estoques deve ser realizado em conjunto com a administração de transportes e armazéns, de forma a alinhar essa logística para que haja uma maior produtividade.

 

Mas, antes de tomar qualquer decisão sobre como será feita a estocagem, é necessário responder alguns questionamentos listados abaixo:

 

  1. É possível prever a demanda de forma precisa para esse processo de estocagem?

  2. Seu fornecedor é confiável (caso você tenha)? 

  3. Há fornecedores alternativos em uma situação de urgência?  

  4. O preço dos insumos comprados periodicamente é estável?  

  5. Existem descontos se você comprar em maiores quantidades?

 

Se a sua resposta foi não para algum desses questionamentos, é válido analisar algumas práticas que são essenciais para se ter um bom gerenciamento de estoques, abaixo estão citados algumas dessas

.

Monitoramento do sistema

 

Um inventário deve ter um mecanismo de monitoramento de desempenho na gestão de estoque. Essa etapa de acompanhamento é essencial para as empresas que pretendem ter um bom gerenciamento dos seus estoques.

 

Para fazer isso, é necessário analisar minuciosamente os indicadores listados abaixo:

 

Indicadores de custos

 

É comum os indicadores de custo serem os mais utilizados no monitoramento de estoques pelas empresas, sendo muitas vezes, de forma equivocada, o único.  

 

Isso decorre de uma falta de visão global do processo de gestão de estoques por parte de alguns gestores, acarretando em problemas sérios para a empresa como veremos mais adiante.

 

Há, praticamente, dois custos básicos que precisam ser analisados na gestão de estoques:

 

Custo de manutenção do estoque

Custos associados à falta de estoque

 

Indicadores de conformidades

 

Tendo em vista que a principal função do estoque é garantir a disponibilidade do produto em meio às incertezas existentes, ter um indicador que monitora todos os processos que envolvem cada etapa do gerenciamento de estoque é fundamental.

 

E é nesse monitoramento que os indicadores de conformidade atuam, mapeando as atividades mais relevantes de todo o processo de gerenciamento, a fim de obter um foco maior no que vai gerar mais resultado para a empresa.

 

Indicadores de nível de serviço

 

Apesar de ser pouco utilizado, esse indicador tem fundamental relevância, à longo prazo, para qualquer empresa.  

 

E, ao entendê-lo melhor, é possível que você, gestor, consiga compreender um dos possíveis motivos pelos quais alguns clientes não consumirem mais seus produtos.

 

Afinal, já pensou, na ótica de um cliente, pedir um produto seu e este está em falta?

 

O que este cliente irá falar do serviço de sua empresa?

 

Será que esse cliente irá tentar consumir algum produto seu outra vez?

 

Ao fazer esses questionamentos, fica claro que a negligência com o indicador de nível de serviço é um dos principais erros cometidos ao fazer o gerenciamento de estoques.

 

Previsão da demanda

 

Esta é uma habilidade especializada, de fundamental importância para que haja um bom funcionamento das etapas sucessivas dessa.

 

Por isso, é necessário um estudo cauteloso e bem embasado de entendimento dos seus clientes e seus hábitos de consumo.

 

Uma das ferramentas mais viáveis para se fazer esse estudo é através de uma pesquisa de mercado.

 

É importante entender, também, que a demanda por bens e serviços específicos mudará conforme os períodos do ano. Exemplo disso é a venda de condicionadores de ar, os quais têm seu pico durante o verão e uma baixa durante o inverno.

 

 

Qual a importância de gerenciar estoques?

 

Normalmente, pensamos que o gerenciamento de estoques só tem relevância em empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, mas já percebemos, ao longo desse texto, que qualquer empresa que dependa de produção não pode sobreviver sem um gerenciamento de estoques bem estruturados.

 

Fica claro, portanto, o grau de diferenciabilidade de uma empresa que tem um bom gerenciamento de estoques, conseguindo atingir alguns resultados claros, tais quais:

 

Melhora no nível do serviço  

 

Incentivo à economia de produção

 

Obtenção de uma proteção de aumento de preços

 

Proteção contra incertezas  

 

Continuidade das operações das empresas

 

Economia de operações

 

Atendimento à demanda com qualidade

 

A gestão de estoques é, portanto, um desafio para a maioria das empresas.  

 

Na verdade, no contexto de alguém que está prestes a abrir um negócio, antes que comece o seu período de vendas, seu lucro ou prejuízo pode ser previsto por quão bem está organizado o seu gerenciamento de estoques.

 

Por isso, nós, da Ciclo Consultoria, oferecemos serviço de gerenciamento de estoques para que sua empresa tenha um alto grau de precisão em relação a todas as incertezas desse processo para potencializar seus resultados.  

 

Para mais conteúdos e ferramentas que podem ajudar a sua empresa, fique de olho no nosso site.

 


 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

5 Indícios de que sua indústria precisa de consultoria em engenharia de produção

October 28, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes