top of page

MELHORIA NA ROTEIRIZAÇÃO DE UMA DISTRIBUIDORA DE OVOS 

DESAFIOS

Uma má gestão da logística da empresa pode elevar os custos em toda a cadeia, a logística de uma empresa é capaz de melhorar a agilidade com que seus objetivos são atingidos, pode melhorar o fluxo de informações, a cadeia de suprimentos, o estoque, o transporte de materiais, dentre outros pontos.
 

Neste contexto, a Distribuidora Ovo Novo (localizada em Caruaru – PE), apresentava problemas de pontos de ressuprimento e rotas ineficientes, ou seja, não utilizava toda a capacidade de seus caminhões, também possuía ineficácia no fluxo de informações e outros problemas relacionados.

SOLUÇÕES

A equipe da Ciclo Consultoria envolvida no projeto estudou e percebeu que uma roteirização resolveria alguns dos problemas, como as rotas ineficientes. Uma roteirização é um planejamento das rotas onde serão feitas entregas, podendo dessa forma reduzir custos relacionados a transporte e melhorar a pontualidade na entrega dos produtos.
 

Para o problema da má utilização da capacidade dos caminhões, foi feita uma reestruturação do caminhão carregado, organizando o layout interno dos caminhões. Com isto, os ovos passaram a ser distribuídos dentro do caminhão de uma melhor forma, de acordo com o tamanho das caixas. Foi elaborada, também, uma planilha visando melhorar e reduzir os erros relacionados às informações no local, contendo informações como motorista, placa do caminhão, dentre outras.

RESULTADOS

Ao final, o projeto foi um sucesso, a sua implementação possibilita redução dos custos com menor utilização dos caminhões, maior conhecimento das rotas e caminhões pelos motoristas. Também pôde proporcionar redução no tempo de descarregamento dos ovos e redução do tempo de entrega e, ainda, a diminuição de erros e padronização das informações.
 

Dessa forma, pode haver uma economia mensal de mais de R$ 10.000,00 apenas com a roteirização. Então é inegável os benefícios e resultados obtidos na empresa e o sucesso do projeto. Por fim, o objetivo de melhoria na logística e nos custos foi alcançado.

CONTATO

Quer saber mais como alavancar os seus resultados?

Entre em contato conosco!

  • whatsapp-logo-1
bottom of page