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ESTUDO DE LAYOUT E MAPEAMENTO DE PROCESSOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE OVOS 

DESAFIOS

Processos são tarefas sequenciais e sem um fim determinado que estão presentes em toda empresa. Um setor produtivo com má gerência de seus processos será o maior inimigo da redução de custos e do aumento da produtividade para uma empresa. Sendo assim, é necessária uma melhor organização e gestão desses processos que podem ser prontamente resolvidas com um mapeamento de processos.
 

Tendo essa concepção a Granja Ovo Novo, produtora e distribuidora de cerca de 9,5 milhões de ovos por mês, possuía problemas em sua área produtiva que afetavam diretamente a rentabilidade do negócio.
 

A baixa objetividade dos processos produtivos, ocasionavam excesso de horas extras e ainda levava os trabalhadores ao retrabalho. O layout desorganizado nos estoques impedia o rastreamento dos produtos e dificultava a diminuição do desperdício e, ainda, havia a falta de padronização da troca de informação.

SOLUÇÕES

Após uma análise da situação presente da empresa, a Ciclo Consultoria juntamente com o cliente, concluiu que um mapeamento de processos e uma análise e implementação de melhorias seriam os melhores caminhos a serem tomados para o upgrade em toda a área de gestão.
 

Durante a execução do projeto, os consultores perceberam que cada problema teria que ser tratado isoladamente, com ferramentas adaptáveis e efetivas. Para a melhoria no fluxo de produção foi feito uma padronização do planejamento da produção, através de padrões implementados na documentação dos pedidos, ocasionando uma otimização no fluxo da produção devido ao conhecimento da demanda do dia. Também foi feito uma readequação da alimentação do sistema de informação, para que os produtos fossem cadastrados de maneira certa e ainda, foi realizado um estudo e indicação de um novo layout para o estoque a fim de melhorar a disponibilidade dos ovos.

RESULTADOS

Após a implementação das medidas propostas, logo foi notório quanto a resolução dos problemas foi benéfica para a empresa.
 

Os pedidos agora chegam unificados, e com isso tornou-se possível uma programação diária para a produção que gerou grandes ganhos de produtividade dos ovos. Com a diminuição de uso em 50% de uma máquina X do processo, foi totalizado uma redução de 748 caixas de ovos que antes do projeto eram perdidas por mês.

Já em outra máquina após o aumento em 9,68% da sua produtividade, houve um aumento na produção de 147,67 caixas de ovos por mês. Reduziu, também, drasticamente a necessidade por horas extras que antes eram excessivas. Ainda com a melhoria no estoque, o espaço ficou melhor disposto facilitando assim o fluxo interno que fora melhorado com marcações e sinalizações e o sucesso da nova rastreabilidade dos ovos impactaram positivamente a realidade do cliente e de seus funcionários.

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