top of page

MELHORIA NO TEMPO DE SETUP EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

DESAFIOS

Uma indústria de engarrafamentos de latas de cachaça da Região Metropolitana do Recife identificou que ao realizar o setup de seu maquinário perdia bastante tempo com atividades que não agregam valor ao reajuste de maquinário, fazendo com que o tempo do setup fosse elevado. Além de apresentar uma crônica necessidade de implementar a Cultura Kaizen (Melhoria Contínua) na linha de produção.

SOLUÇÕES

Com o intuito de identificar os principais causadores da ineficiência das operações de setup, a Ciclo Consultoria realizou um mapeamento dos processos realizados pela equipe do setup, após a validação do mapeamento foram realizadas uma série de 8 cronoanálises do processo. A partir desses dados foi realizado um Diagrama de Pareto, onde foi possível identificar os principais gargalos do processo e, portanto, direcionar as melhorias que seriam aplicadas para a redução do tempo de setup.


Durante a execução do projeto, além de elaborar melhorias embasadas em ferramentas do lean manufacturing como o 5S, Ciclo PDCA e o SMED (Single Minute Exchange of Die), foram realizados trabalhos com os colaboradores da empresa a fim de desenvolver uma cultura de melhoria contínua. Assim, por meio da participação dos funcionários nas etapas do projeto e da realização de workshops, tornou-se possível desenvolver o Kaizen na indústria.

RESULTADOS

Foi visto, ao final do projeto, os impactos proporcionados pelas implementações realizadas pela equipe da Ciclo Consultoria, como o desenvolvimento de uma Cultura Kaizen além da replicabilidade das melhorias para a outra linha de produção.


Também, a implementação das melhorias realizadas pôde proporcionar uma redução de cerca de 50% do tempo de setup da linha de produção, como resultado de um aumento de aproximadamente 800.000 latas por ano, fazendo com que a empresa aumentasse o seu faturamento. Dessa forma, é válido notar que o objetivo de melhoria na produção foi alcançado.

CONTATO

Quer saber mais como alavancar os seus resultados?

Entre em contato conosco!

  • whatsapp-logo-1
bottom of page