top of page

Gestão Estratégica

A área de gestão estratégica traça os principais objetivos da empresa para longo prazo, definindo também como esses objetivos e metas serão cumpridos. Através dessa área é possível analisar a concorrência, ameaças, oportunidades e também fraquezas do mercado.

Nas empresas, a área de gestão estratégica funciona de forma que os cargos mais elevados tomam as decisões mais estratégicas e essas decisões afetam os cargos táticos (que podem tomar decisões a curto prazo) e operacional.

Citamos abaixo alguns problemas que uma má gestão estratégica pode trazer:

Desconhecimento da organização: como citado acima, uma boa gestão estratégica permite um maior conhecimento das fraquezas e dos pontos fortes da organização, e é através desse conhecimento que se pode analisar de que forma competir com os concorrentes, por exemplo.

Empresa não consegue crescer: através das estratégias montadas determina-se um caminho que será seguido para que a organização alcance seus objetivos, se os colaboradores não têm esse caminho bem definido consequentemente os objetivos podem não ser alcançados e a empresa não cresce.

Não perceber os problemas: quando uma estratégia é tomada, inicialmente é pensado no que pode dar errado e como os erros serão corrigidos caso aconteçam, de forma que é possível antecipar esses erros e evitar cometê-los. Então se a empresa não tem essa gestão muitos problemas vão começar a acontecer e só serão percebidos quando não puderem mais ser evitados.

É muito comum, principalmente em pequenas empresas, não se ter um controle sobre os planos que a organização seguirá no futuro, então os gestores das empresas apenas vão seguindo um caminho que está dando certo sem realmente traçar planos.

É importante que a gestão estratégica passe por todas as áreas da empresa, sendo passado para todos os colaboradores quais são os objetivos do período e como vão ser alcançados, para que todos possam trabalhar de forma eficaz para conseguir obtê-los, trazendo assim resultados melhores.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a gestão estratégica e conhece os benefícios que podem trazer para sua organização, nós da Ciclo Consultoria podemos ajudá-lo a identificar seus pontos de melhorias e alavancar os seus resultados!

Vamos nos conhecer

Identificou-se com algum problema? Ainda não sabe seu problema? 

Responda algumas perguntas rápidas e nossa equipe entrará em contato para agendar uma reunião buscando diagnosticar os pontos de melhoria da sua empresa e que estratégias você deverá seguir para alavancar os seus resultados.

  • whatsapp-logo-1
bottom of page