top of page

Gestão Financeira

A área de gestão financeira administra as finanças da organização, pode controlar e definir o orçamento empresarial de forma muito mais eficaz, nesta área são calculados os custos, as receitas, o lucro obtido no fim do período, além disso pode ser analisado onde investir ou até mesmo em que momento conter os gastos, caso necessário.

A gestão financeira envolve também a precificação dos produtos, de forma que o preço de um produto seja estabelecido envolvendo os custos fixos, custos variáveis e despesas. Mas a área de gestão financeira não envolve apenas isso, nela estão inclusos todos os fatores que visam potencializar os ganhos de uma empresa.

A seguir, citamos erros comuns de gestão financeira encontrados na empresa:

Não ter fluxo de caixa: muitas organizações não controlam a saída e entrada diária de dinheiro no caixa, ficando muitas vezes sem saber o valor exato que foi recebido durante o dia e quanto foi gasto com compras, por exemplo.

Precificação errada: é muito comum o preço de um produto ser estabelecido com base no preço da concorrência, quando na verdade como citado anteriormente a precificação deve envolver os custos e despesas para que a empresa não tenha prejuízo.

Não ter plano financeiro: para que a organização saiba se está realmente indo bem, é interessante que inicialmente seja feito um plano financeiro com os resultados que são desejados, para que ao final os valores reais sejam comparados com os valores desejados e seja possível ver onde melhorar.

Uma forma de melhorar essa área é manter o registro de entrada e de saída de todos os dados, montar fluxos de pagamentos e recebimentos, fazer a classificação do que é custo fixo, custo variável ou despesa, e também acompanhar a lucratividade da empresa.

Um meio que auxilia muito a gestão financeira é a utilização de sistemas tecnológicos, que podem automatizar tarefas repetitivas e que levariam um tempo maior de trabalho manual, além de trazer mais confiança nos resultados.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a gestão financeira e conhece os benefícios que podem trazer para sua organização, nós da Ciclo Consultoria podemos ajudá-lo a identificar seus pontos de melhoriasalavancar os seus resultados!

Vamos nos conhecer

Identificou-se com algum problema? Ainda não sabe seu problema? 

Responda algumas perguntas rápidas e nossa equipe entrará em contato para agendar uma reunião buscando diagnosticar os pontos de melhoria da sua empresa e que estratégias você deverá seguir para alavancar os seus resultados.

  • whatsapp-logo-1
bottom of page