top of page

PLANILHA 5S: Como iniciar a organização na sua empresa


A ferramenta 5S que teve o seu início no Japão para combater a desordem estrutural e a sujeira das fábricas após a Segunda Guerra Mundial, com certeza é de grande utilidade na sua empresa para auxiliar o aumento na produtividade, com a liberação de espaços físicos, redução de custos, reaproveitamento de recursos e combate a burocracia. Sua principal ideia é que ao desenvolver o senso de organização, sua empresa está decretando guerra sobre todos os tipos de desperdícios possíveis. Para saber mais sobre desperdícios em organizações, confira esse material.

Essa metodologia se baseia em 5 princípios (sensos) para maximizar a organização de um ambiente de trabalho, resultando em maior produtividade e eficácia dos trabalhadores. O portal CitySistems desenvolveu um artigo bem completo falando sobre o 5s.

No momento que você já conhece sobre a metodologia, é recomendado começar aos poucos, com aquelas gavetas e armários que perderam a sua função no meio de tantas coisas: se livre dos materiais e documentos desatualizados ou inutilizados, tenha sempre em mente o conceito de “menos é mais”, ou seja: uma máquina, um arquivo, uma cópia de cada documento e um original de cada documento.

É importante lembrar que o programa 5S quando implantado sem conscientização e engajamento das pessoas envolvidas através de treinamentos e mudança cultural em busca de uma melhoria contínua, não garante a eficácia e eficiência do Sistema de Gestão da Qualidade. É preciso saber o que fazer com os dados obtidos e onde focar os esforços para eliminação

Foi pensando em tudo isso que disponibilizamos uma Checklist do Programa 5S, onde os critérios preestabelecidos vão receber notas de 0 a 4 (onde 0 é péssimo e 4 é ótimo) de acordo com a sua empresa e a maneira como ela funciona atualmente. Essa planilha deverá ser preenchida por um auditor de forma cautelosa e detalhista.

Muitas empresas adotam 80%, que na planilha proposta representa um desempenho total de 54 pontos, como o limite, no qual abaixo disso é preciso emitir alertas e ações de intervenção imediatas. Porém, esse valor pode ser redefinido para se adequar a empresa em questão.

Fique de olho no nosso site e em nossas redes sociais para mais conteúdos e ferramentas gratuitas que irão ajudar seu negócio!

0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page