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PLANILHA CLASSIFICAÇÃO ABC: Quais produtos merecem mais atenção?


Você, gestor, sabe quais dos seus produtos merecem mais atenção no seu estoque? Sabe quais produtos trazem mais retorno para sua empresa?

Você já ouviu falar em “Curva ABC” ?

Bom, já tratamos aqui no site sobre a importância da gestão de estoques, citando alguns pontos críticos e agora vamos falar sobre algo que pode auxiliar muito nessa questão, a curva ABC.

Caso você nunca tenha ouvido nada sobre ou se não está muito claro pra que serve e o quanto é importante, ficar atento que tudo vai ser explicado sobre essa ferramenta extremamente poderosa e utilizada no mercado!

Estoques podem ser a alegria ou uma das maiores dores de cabeça dos gestores, portanto nunca devem ser negligenciados!

Então, você sabe quais são seus produtos mais estratégicos? Se a resposta for negativa, fique atento que hoje você vai descobrir!

A curva ABC pode ser utilizada de diversas formas e uma delas é saber justamente quais são aqueles produtos que apresentam a maior representatividade no faturamento da sua empresa, logo, os que merecem maior atenção!

A origem da ferramenta se deu com o economista Vilfredo Pareto, que mostrava que 80% da renda estava concentrada em 20% da população, criador do Teorema de Pareto.

Essa regra pode até sofrer certas alterações dependendo do ramo de atividade, mas de modo geral, se aplica de forma muito semelhante a muitas organizações.

Devido a essa proporção, esse teorema pode ser aplicado em diversas situações, sendo uma delas a gestão de estoques , para saber o que tem maior giro, o que tem maior influência no faturamento, dentre outras análises.

Dessa forma, aplicando o Teorema de Pareto à gestão de estoques, cerca de 80% do faturamento de uma empresa, é relativo a apenas 20% dos seus produtos. E a partir desses números que surgem as categorias A, B e C.

  • Categoria A: 20% dos itens representam 80% do faturamento

  • Categoria B: 30% dos itens representam 15% do faturamento

  • Categoria C: 50% dos itens representam 5% do faturamento

Só reforçando que os números citados acima podem variar de negócio para negócio.

Mas e depois de classificar seus produtos, e agora? O que isso implica na prática?

Bom, os produtos da categoria A devem ser acompanhados mais de perto, com uma revisão maior e também receber mais atenção no sentido de não deixar faltar de forma alguma. Vale ressaltar que “não deixar faltar” não significa encher o estoque de produtos A!

Caso você não saiba como estipular a quantidade devida, é importante procurar alguém especializado para estabelecer níveis onde a reposição se torna necessária e lotes de compra, considerando obsolescência, avaria, descontos de entregas maiores, dentre outras variáveis!

Os de categoria B também são importantes e devem ser acompanhados com uma frequência boa, menor do que a categoria anterior, visto que representam apenas 15% do faturamento.

Já os de categoria C podem ter um acompanhamento mais periódico, sem despender tanto esforço. Isso não quer dizer que deve-se esquecer todos os produtos de categoria C!

Além do fator econômico e sua correlação com a quantidade de itens, outros fatores que também impactam diretamente na estratégia de investir apenas o necessário em estoques:

  • Frequência de consumo desses itens.

  • Exposição ao risco, risco relacionado a concentração do faturamento de um certo item que dependa de poucos fornecedores por exemplo.

Agora que você já tem uma ideia melhor sobre a famosa curva ABC, nós disponibilizamos um modelo que pode ser adequado a diversas situações e para fins diferentes!

É simples, basta preencher a planilha com o faturamento resultante da venda de seus produtos em um mesmo período, lembrando de colocar em ordem decrescente!

Nossa planilha pode te ajudar muito!

Além da planilha, como nós da Ciclo Consultoria, podemos te ajudar?

A Ciclo Consultoria realiza serviços personalizados em diversas áreas da gestão, podemos ajudar você a entender melhor seus produtos e adequar a atenção dada a cada um deles, alavancando seus resultados e garantindo a satisfação dos seus clientes.

Se interessou pelo serviço? Entre já em contato conosco, podemos ajudar!

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