top of page

Lean Manufacturing: como definir um fluxo de valor pode ajudar a sua empresa


lean manufacturing

A metodologia de gestão Lean Manufacturing, ou filosofia enxuta, surgiu no contexto do Sistema Toyota de Produção, nos anos 50. Busca fazer as coisas simples cada vez melhor, para eliminar todos os desperdícios, ou seja, analisar tudo que é feito e descartar o que não agrega valor.

Para a teoria enxuta, esse fluxo de valor se refere a todas as ações que transformam a matéria-prima em produto acabado (ou a ideia em serviço). Pela filosofia, foram apontados 7 tipos de desperdícios, encontrados na produção:

  • Superprodução

  • Espera

  • Transporte

  • Processamento

  • Estoque

  • Movimentação

  • Produção de produtos defeituosos

Com a adoção da metodologia, esses desperdícios podem ser extintos da organização, com uma gestão voltada para diminuição dos custos e agilidade produtiva.

Como o lean manufacturing se faz atual?

Mesmo com os avanços da tecnologia, o objetivo-chave do lean manufacturing - a eficiência - continua guiando as decisões das principais organizações mundiais. Com a crescente competitividade de mercado, cada vez mais, as empresas notam a demanda por mudanças com melhorias visíveis e imediatas que as destaquem das demais, justificando a

frequente busca pela adoção da produção enxuta.

Quais os benefícios alcançados com essa metodologia?

Buscando sempre eliminar os desperdícios, a metodologia lean é capaz de identificar os principais gargalos produtivos, atuando, portanto, na raiz dos problemas encontrados - como consequência, também haverá um acréscimo na qualidade da produção.

Com a reorganização dos processos, também será alcançada uma maior agilidade e redução de gastos desnecessários, já que toda atividade realizada dentro da organização terá sido estruturada visando a maior eficiência possível.

Como adotar a filosofia enxuta e estruturar o fluxo de valor?

O método de produção enxuta pode se adaptar às demandas de cada empresa, beneficiando todas elas. O clima organizacional, o setor em que está inserida e as técnicas de produção são alguns dos fatores que implicam na maneira que será adotada a filosofia.

Existe um diferencial, portanto, ao se contratar uma consultoria voltada para sua aplicação, já que ela trará uma visão externa e uma melhor visualização dos possíveis gargalos, para que esse fluxo de valor esteja bem definido e evitem-se os desperdícios citados.

A Ciclo Consultoria pode te ajudar a aplicar a metodologia lean na sua empresa, definindo um fluxo de valor eficiente que reduza o máximo de desperdícios na sua linha de produção. Basta clicar aqui para agendar uma reunião gratuita!

Fique ligado nas nossas redes sociais, não perca nenhuma atualização e conteúdos que podem ajudar a melhorar seus resultados!

0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page