top of page

Entenda como a métrica KPI ajuda no desenvolvimento do seu negócio.



Como melhorar sua empresa através dos KPIs


O que é KPI ou indicador chave de desempenho

É uma métrica que mede o desempenho de um aspecto relevantes para o sucesso da empresa. Normalmente associada de forma comparativa a uma meta.


Onde isso se aplica nas empresas?

Em qualquer processo relevante para o sucesso do business. Podendo desenvolver KPIs dos aspectos qualidade, capacidade, lucratividade, competitividade, rentabilidade... Exemplo KPI de qualidade : Percentual de itens defeituosos. Produzimos 50 Unidades de defeituosos. Mas o que isso indica para o gestor? Nada, é apenas um valor comum. A partir do momento que cruzamos essa informação com a da produção total e comparamos com uma meta, temos: Produzimos um total de 1 000 000 Unidades das quais 50 tiveram defeitos. Tendo como valor máximo esperado de percentual de defeituosos: 0,01%

KPI: 0,005% de itens defeituosos.

Com uma meta de 0,01 batida. Temos assim uma informação que induz mais ao conhecimento e mede o desempenho do processo.


A importância:

Os KPIs existem para dar suporte a tomadas de decisões, simplificando e dando mais eficácia a elas. As aplicações nas empresas são das mais diversas como já comentado anteriormente e agora que você já entende o que são esses KPIs estendemos os exemplos a aplicações praticas deles na tomada de decisão.

KPI de percentual de numero de vendas por vendedor, tendo em consideração uma meta:

Com essas informações se torna possível classificar o desempenho dos vendedores, descobrir quais deles andam batendo a meta de vendas e melhor do que isso é possível se analisar quais tem a maior fatia de vendas dentro do seu negócio, ou seja quais vendedores agregam mais a empresa. Em um momento de mudanças na empresa, liberação de investimento no time ou corte de despesas, o gestor vai estar mais alicerçado para saber quem deve ganhar uma promoção ou ser demitido, em cada caso, tendo assim mais eficácia em suas decisões.


KPI de produtividade em uma indústria associada a capacidade de produção:

Com o cruzamento de informações entre a capacidade de produção e a produção real o gestor pode ter noção dos horário em que seus recursos são usados com mais eficiência, gerando assim menos desperdício, e tentar entender porque esse fenômeno ocorrer nos respectivos horários com o objetivo de replicar para outros.

Com os exemplos citados em todo texto fica clara a importância da aplicação dos KPIs no controle dos processos da empresa, engrandecendo mais essa relevância deixamos alguns pensamentos de grandes mentes da área:


“O que não é medido não pode ser gerenciado” Edwards Deming

“O que pode ser medido pode ser melhorado” Peter Drucker


E você, entendeu a importância dessas medidas para sua empresa e para sua vida?

0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page