Entenda como funciona o Lean 6sigma


A busca pela melhoria contínua nas organizações vem ganhando cada vez mais destaque. Em um mundo onde as empresas precisam se manter ativas e possuírem diferenciais através de produtos e serviços de qualidade, metodologias como a do Lean Seis Sigma assumem um papel muito importante no desenvolvimento e na criação da cultura da excelência nas empresas.


Mas, o que seria o Lean Seis Sigma?


A metodologia Lean Seis Sigma busca a melhoria de processos já existentes nas empresas, e tem como diferencial a proposta de realizar essas melhorias com pouco ou nenhum investimento inicial. No Lean Seis Sigma, somos capazes de realizar melhorias de alto impacto em diversas áreas e empresas, tudo isso graças ao seu conjunto de ferramentas poderosas e versáteis, capazes de entregar e assegurar resultados com alto nível de excelência.

O Lean seis sigma também é pautado em ferramentas estatísticas, que possuem objetivo de garantir maior certeza e precisão nas melhorias implantadas. A metodologia, possui o diferencial de operar através de fatos e dados, garantindo maior certeza de lucratividade para as empresas.


Como é realizado um projeto Lean Seis Sigma?


O projeto Lean Seis Sigma, é estruturado e realizado de maneira eficiente através do método único chamado DMAIC. O método DMAIC possui cinco etapas, em que cada etapa possui relevância e importância para o sucesso de um projeto Lean Seis Sigma. A execução de todas as etapas de forma ordenada do DMAIC, é o ponto chave para que se haja um projeto Lean Seis Sigma implantado com qualidade!

O método DMAIC e suas etapas são estruturadas da seguinte forma:


DEFINIÇÃO (Define): Definição do escopo do projeto e definição de metas.

MEDIÇÃO (Measure): Analisar e levantar os dados necessários, para se definir o foco do projeto.

ANÁLISE (Analyse): Identificar as possíveis causas raiz dos problemas levantados.

MELHORIA (Improve): Propor, planejar e implantar as melhorias.

CONTROLE (Control): Manter os resultados e as melhorias obtidas, para que não haja percas ao longo do tempo.


E quais seriam as vantagens de se realizar um projeto Lean Seis Sigma?


- Diminuição de desperdícios como um todo;

- Redução de custos, e consequentemente aumento na lucratividade da empresa;

- Aumento na qualidade geral da organização;

- Criação de uma cultura voltada para a excelência dos processos;

- Aumento da produtividade dos colaboradores.


Portanto, o Lean Seis Sigma se apresenta como uma poderosa metodologia para elevar sua empresa para um próximo nível de qualidade em seus processos e serviços! Em um mundo empresarial competitivo, sair na frente e ser referência de qualidade é de extrema importância para a sua organização.


0 comentário
  • whatsapp-logo-1