Entenda o futuro das empresas - Indústrias 4.0


Capital humano sendo desvalorizado e totalmente substituído por maquinas?


Vá além de definições rasas e sensacionalistas sobre a indústria 4.0.

Estamos falando da quarta revolução industrial


Um novo mercado

Uma revolução é mudança abrupta em alguma realidade, na linha de produção essa ruptura vai ser sinalizada primeiro com a reestruturação dos colaboradores de empresa, caracterizada pela diminuição ou até extinção de cargos operacionais e tendo cargos táticos e estratégicos sendo acompanhados por softwares de apoio a tomada de decisão. A linha de produção também vai ser totalmente reprogramada se distanciando cada vez mais do modelo de produção em massa e se aproximando da produção flexível, podendo produzir diferentes variações de produtos sem exigir que eles sejam produzidos em grande escala.


É verdade que empregos não existiram mais após está revolução, as atividades metódicas, objetivas ou que necessitam de alta precisão são feitas de maneira mais eficientes por maquinas e softwares integrados, mas tem demanda de profissionais capacitados para tomarem decisões de tom subjetivo e estratégico, que tenha habilidades analíticas e saibam se comunicar com tais ferramentas. Logo o que o mercado pede é readaptação as suas mudanças.


59% dos executivos afirmam que o maior empecilho para a digitalização é a falta de um time preparado, segundo a Dell Technologies.


Como vai se desenvolver?

A indústria 4.0 já é um conceito em construção hoje! Em resumo, o que todo seu desenvolvimento têm em comum é o objetivo de tornar as máquinas mais inteligentes e independentes, capazes de operar, se integrar, comunicar, dar suporte e até tomar algumas decisões.


O primeiro passo para reconfigurar as empresa é desenvolver os pilares fundamentais da Indústria 4.0, todos eles ligados à tecnologia, sendo eles: a utilização de Robôs; Bigdata; Manufatura aditiva; Computação em nuvem; Segurança da informação, IOT, Realidade aumenta; Simulações e sistemas integrados com as informações de toda empresa.


Entenda as demandas futuras do mercado e faça com que suas carreiras e/ou empresas estejam preparadas.


Gostou do conteúdo e gostaria de estar atualizado para atender o mercado atual? A Ciclo Consultoria pode te ajudar! Entre em contato e agende uma reunião gratuita

0 comentário
  • whatsapp-logo-1