top of page

Matriz GUT: O que é e qual a sua importância para as empresas


Tendo conhecimento das incertezas que há no mundo dos negócios e das barreiras imprevisíveis que sempre surgem, muitas das vezes os empresários, seja de grande ou pequeno porte, e até mesmo os gestores de grandes indústrias se veem rodeados de problemas e não sabem a maneira mais estratégica de saná-los. E é nesses momentos que a Matriz GUT é vista como uma luz no final do túnel, uma vez que essa ferramenta é utilizada para auxiliar na priorização de tomadas de decisões.


Mas afinal, o que é a matriz GUT?

A matriz GUT é uma ferramenta da qualidade que auxilia na definição de prioridades, buscando organizar as demandas de acordo com sua gravidade (G), urgência (U) e tendência (T). Ela se utiliza desses três elementos para classificar algum problema ou ação e, com isso, priorizá-lo. Sendo assim, com o uso dessa ferramenta é possível priorizar as demandas de acordo com a gravidade do problema, com a urgência em que deve ser tratado e com a tendência desse problema se agravar rapidamente, focando sua atenção nos obstáculos mais críticos.


Entendendo como a Matriz GUT funciona

Como visto anteriormente, para classificar a priorização das tomadas de decisão essa ferramenta avalia os seguintes critérios: gravidade (G), urgência (U) e tendência (T), e são desses critérios que surgiu a sigla GUT. Mas afinal, como a matriz GUT funciona?

Primeiro, deve ser listado todos os problemas que precisam ser resolvidos, e em seguida cada problema deverá receber uma pontuação para cada critério, podendo variar de 1 a 5. E por fim, a resposta se dá pela multiplicação das pontuações dos 3 fatores, resultando em um valor indicador. Quanto maior esse número, significa que maior é a prioridade da demanda.


Pontuação = G x U x T


Elementos da matriz GUT

Para a aplicação da ferramenta é necessário que se tenha um entendimento de cada critério da matriz, e então classificá-los corretamente.

  • Gravidade

Representa o impacto do problema para a empresa ou os envolvidos, caso ele esteja acontecendo ou venha acontecer. Portanto, ele determina a gravidade do problema com base nos efeitos que ele trará a médio ou longo prazo. A avaliação acontece da seguinte maneira:

  1. Não é grave

  2. Pouco grave

  3. Grave

  4. Muito grave

  5. Extremamente grave

  • Urgência

Representa o prazo ou tempo disponível para a resolução do problema ou execução da ação. Ou seja, quanto mais urgente for, menor será o tempo disponível para trabalhar no problema ou ação. A avaliação acontece da seguinte maneira:

  1. Pode esperar

  2. Pouco urgente

  3. Urgente, merece atenção no curto prazo

  4. Muito urgente

  5. Necessita ação imediata

  • Tendência

Representa o potencial de crescimento do problema ou ação, ou seja, a probabilidade de se agravar com o passar do tempo, caso nada seja feito. A avaliação acontece da seguinte maneira:

  1. Não irá mudar

  2. Irá piorar a longo prazo

  3. Irá piorar a médio prazo

  4. Irá piorar a curto prazo

  5. Irá piorar rapidamente


Motivos para usar a matriz GUT

Com utilização desta ferramenta, além de de tomadas de decisões estratégicas, também é possível:

  • Reduzir impactos causados por erro na priorização

  • Auxilia na alocação dos seus recursos

  • Apoia a execução do planejamento estratégico

  • Minimiza que erros pequenos se tornem grandes

  • Prioriza as tarefas, otimizando tempo e recursos

Dessa forma, com a adoção dessa ferramenta você terá uma gestão mais aliada com as estratégias de sua empresa, além de otimizar os esforços destinados para a resolução de um problema específico, e consequentemente, ganha-se tempo e dinheiro com os recursos alocados de forma estratégica.


Se interessou pela Matriz GUT e quer implementá-la na sua empresa? A Ciclo Consultoria pode te ajudar! Entre em contato e agende uma reunião gratuita.

0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page