Matriz SWOT: O que é e qual a sua importância para as empresas


No momento em que é necessário definir ações, metas, objetivos e iniciativas para direcionar as operações de um negócio, é preciso avaliar todos os possíveis cenários antes de tornar sua ideia realidade. Assim, a ferramenta ideal capaz de cumprir esse papel é a Matriz de SWOT, pois seus elementos possuem suma importância e aplicação no planejamento estratégico no mundo dos negócios.

De que se trata a Matriz SWOT?

A ferramenta de planejamento estratégico na gestão por processos, Matriz SWOT, proporciona uma visão panorâmica possibilitando a identificação de pontos fortes e fracos da empresa, além de situações de risco e oportunidades de mercado. Nesse viés, a compreensão da situação empresarial e o ambiente ao qual está inserida, sendo a matriz aplicada para embasar decisões de um plano de ação estratégico, direciona as ações do negócio a fim de posicioná-lo da melhor maneira possível no mercado.

Mas afinal, qual o significado de SWOT?

A sigla é composta por 4 palavras que provêm da língua inglesa, as quais são: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Já em língua portuguesa, a matriz também é conhecida por FOFA, sigla composta pelos elementos traduzidos.

Então, quais são os 4 elementos da matriz SWOT?

Assim como supracitado, a matriz SWOT é composta por 4 elementos, sendo eles: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Os dois primeiros se referem à questões internas da empresa, enquanto os dois últimos abordam aspectos do ambiente externo.

A seguir, serão apresentados cada um dos elementos mais detalhadamente.

Ambiente interno

Essa análise assiste na gestão de tudo que envolve a empresa, pois a partir do entendimento de seus pontos fortes e fracos, a empresa pode tomar as ações necessárias para manter ou corrigir suas atividades.

  • Forças

Os pontos fortes da Matriz SWOT são as características que proporcionam o sucesso da empresa e destaque no mercado. Dessa maneira, permitem compreender fatores como vantagens competitivas empresariais.

  • Fraquezas

Os pontos fracos da Matriz tratam de questões internas que podem ser prejudiciais para a empresa, de modo que possam ser repensados e melhorados. Assim, tal análise permite identificar aspectos como altos custos, equipe desmotivada, falta de padronização ou de organização, entre outros.

Ambiente externo

A compreensão do ambiente externo acontece a partir da análise das oportunidades e das ameaças do negócio. Tais análises abordam questões relacionadas à economia, à política, à legislação, entre outros.

Além disso, outros aspectos que se pode considerar como oportunidades e ameaças são os clientes, os fornecedores, os concorrentes e outras entidades relacionadas diretamente com a empresa.

  • Oportunidades

As oportunidades podem ser compreendidas como as forças externas que impactam positivamente no negócio, podem aparecer por mudanças no mercado, modismos, parcerias, ou outra situação favorável. Por ter caráter ocasional, é necessário que a empresa esteja preparada quando uma oportunidade surge.

  • Ameaças

As ameaças são o oposto das oportunidades: forças externas que impactam negativamente no negócio. Sendo assim, devem ser estudadas a fim de preparar a empresa para possíveis adversidades, como escassez de matéria-prima, surgimento de concorrentes fortes, catástrofes naturais, entre outros.

Quando usar a matriz SWOT?

Pode-se usar a matriz SWOT para explorar novos empreendimentos, produtos, aquisições ou fusões. Também pode auxiliar empresas que desejam iniciar novos projetos, novos investimentos ou até mesmo compreender seus concorrentes. Além disso, a matriz SWOT pode ser útil a empresas sem fins lucrativos para alocar verbas, doações e financiamento.

Dessa forma, é uma ferramenta de análise flexível a qual pode ser aplicada em uma variedade de situações de negócios relacionadas a qualquer aspecto que exige um planejamento.

Qual a importância da matriz SWOT?

A matriz SWOT permite identificar forças e fraquezas internas, bem como mapear as situações de risco e de oportunidades no mercado, o que revela um panorama geral da empresa.

Nessa visão, a partir da compreensão da situação própria da empresa e do ambiente ao qual está inserida, pode-se analisar diversos aspectos, tais como a posição estratégica, a qualidade dos serviços e produtos, novas oportunidades, prioridades de ação, entre outros.

Se interessou pela Matriz SWOT e quer implementá-la na sua empresa? A Ciclo Consultoria pode te ajudar! Entre em contato e agende uma reunião gratuita.


0 comentário
  • whatsapp-logo-1