top of page

MRP: o que é e quais benefícios ele traz para sua indústria



O Material Requirement Planning ou MRP, em português significa o planejamento de necessidade de materiais. Ele foi desenvolvido após a segunda guerra mundial, na década de 60, com a necessidade de atender a demanda de forma eficiente, através da previsão de vendas e materiais, evitando assim a falta ou excesso de estoque.


O mesmo funciona baseado na utilização de três tipos de dados:

  • Demanda: quantidade do produto que os clientes desejam adquirir com base na previsão de vendas em um determinado período de tempo;

  • Materiais: quantidade de matéria prima necessária para a fabricação do produto;

  • Estoque: quantidade de materiais disponíveis para suprir a demanda.

Através das informações de todos os componentes para fabricação de um produto, de seus devidos tempos de obtenção e desfrutando de uma visão futura das necessidades de disponibilidade do produto, o MRP calcula os momentos e as quantidades necessárias de cada componente, para que não haja falta ou sobra de nenhum deles, proporcionando uma melhor gestão de estoques.


Além disso, o MRP possui uma extensão chamada de MRP II, sua diferença é pelo tipo de decisão de planejamento que norteia, enquanto o MRP orienta as decisões de quanto comprar e quando produzir, o MRP II relaciona também a capacidade de produção, orientando como produzir e com quais recursos, considerando as estratégias adotadas. Vale ressaltar que, por ser uma extensão, o

MRP II só pode ser aplicado junto com o MRP.


O uso do MRP é imprescindível para se ter uma fábrica mais eficiente e uma gestão de matérias otimizada, minimizando o estoque sem impactar no prazo de entrega do produto.


Os principais benefícios do MRP são:

  • Planejamento estratégico

  • Redução de estoque

  • Redução de atrasos

  • Aumento da capacidade de atendimento

  • Maior eficiência na emissão das ordens de compra e produção

Visando a maior eficiência da sua Indústria, nós da Ciclo Consultoria estamos dispostos a ajudá-lo, entendendo a realidade do seu negócio, para executar o projeto ou personalizar o produto de forma eficaz e garantindo, assim, o alcance dos resultados esperados. Entre em contato e agende já uma reunião gratuita.

0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page