top of page

Roteirização: como otimizar a distribuição da sua empresa?

A política de redução de custos precisa ser uma constante na vida das empresas, não apenas em momentos de estagnação econômica ou dificuldade financeira. A gestão consciente e inteligente dos gastos contribui para a eficiência, competitividade e sustentabilidade, tanto para pequenas quanto para grandes empresas.

O transporte é responsável por absorver em média, de um a dois terços dos custos logísticos de uma empresa, sendo assim, uma das atividades mais importantes na consideração dos gastos, já que nenhuma organização moderna consegue se desenvolver sem a movimentação de suas matérias-primas ou entrega de produtos aos seus destinatários finais.

A roteirização se insere exatamente nesse contexto, já que é justamente o planejamento das rotas que a frota da empresa vai usar. Para fazer entregas de forma mais eficiente é preciso definir um itinerário utilizando algoritmos matemáticos e métodos heurísticos que tem por objetivo redução do tempo, da distância percorrida e dos custos operacionais logísticos.


Em termos mais práticos, a roteirização visa otimizar a programação das entregas baseada na quantidade e capacidade dos veículos, na quantidade de pedidos e nos locais de entrega de forma que o custo por entrega seja reduzido ao máximo.


Em um mundo cada vez mais competitivo, a tendência é que as empresas sejam capazes de prosperar por meio de soluções inovadoras sem elevar os custos.


Mas como eu posso fazer isso?


Otimizando algo que já existe dentro de sua empresa. É possível fazer isso com a roteirização, por meio de softwares roteirizadores, que podem auxiliar na hora de automatizar essas decisões.


Existem vários softwares que dispõem de várias funções disponíveis no mercado e é necessário analisar o mais adequado para a realidade da empresa, desenvolvendo uma solução inovadora e personalizada. Com tantas opções pode ficar difícil escolher o programa ideal para planejar as rotas da frota.


Antes de escolher o software de roteirização você deve, então, pensar na realidade de sua empresa e pode se responder às seguintes perguntas:

  • Quais suas necessidades?

  • Existe alguma restrição a ser considerada?

  • Quais os problemas da roteirização precisa resolver?

A partir disso, fica mais fácil identificar qual o software que se adequa mais a sua realidade para otimizar a roteirização da sua empresa. Você também deve analisar se o software tem algumas qualidades importantes para sua realidade, a fim de simplificar a comparação entre eles. Por exemplo:

  • Gerar rotas para vários veículos e destinos simultaneamente;

  • Cadastro de horários de trabalho dos motoristas e integração dessa informação no planejamento da rota;

  • Cadastro de informações sobre a carga, com peso, volume, tipo e valor;

  • Planejamento de rotas com restrições de prazo;

  • Estimativa do tempo de entrega para cada rota;

  • Flexibilidade para mudanças e ajustes;

  • Equipe de suporte disponível e eficiente para o caso de problemas com o software.

Agora você sabe como é importante analisar a roteirização e buscar otimizá-la para que sua empresa continue a crescer. Planejar corretamente as rotas pode reduzir custos e agilizar os processos.

Não achou fácil otimizar a roteirização na sua empresa?

A Ciclo Consultoria pode te ajudar! Pensando em empresas com a sua realidade, a Ciclo oferece serviços em várias grandes áreas de atuação, sendo uma delas a Logística.


Observando a dificuldade que as organizações possuem em otimizar seus processos logísticos, nós desenvolvemos uma ferramenta de roteirização que se adapta justamente à realidade dos clientes. Dessa forma você garante que todas as suas necessidades estão sendo satisfeitas através de um software que se adequa a sua realidade, e não ao contrário. Basta clicar aqui para agendar uma reunião gratuita conosco!


Confira aqui o resultado de um dos Casos de Sucesso da Ciclo, que envolve a otimização da roteirização de uma granja de ovos.


Gostou do assunto e quer saber mais? Confira nossas postagens no blog clicando aqui.



0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page