top of page

Use a Manutenção Produtiva Total ao seu favor - Pensando em eliminar perdas?


As contínuas transformações que vêm ocorrendo no mercado corporativo, no qual é preciso estar sempre em uma constante melhoria, trazem para as empresas o desejo de estabelecer processos mais confiáveis e maior capacidade operacional para que possam se tornar competitivas no campo comercial. Para alcançar esses objetivos, são necessárias ferramentas que possam impactar de forma positiva o ciclo de produção, melhorando a eficiência e diminuindo as perdas da organização.

Nesse contexto, uma solução eficaz é a Manutenção Produtiva Total - TPM. Essa é uma metodologia de gestão industrial que auxilia os processos produtivos objetivando torná-los mais eficientes, este sistema surgiu na década de 70, no Japão, visando melhorar as estratégias e abordagens utilizadas ajudando a padronizar as operações e eliminar desperdícios.


Qual a base da Manutenção Produtiva Total?

A fundamentação da metodologia TPM é o programa de qualidade 5S, que apoia a ideia de um ambiente de trabalho limpo e organizado, com foco em: Senso de utilização; Senso de organização; Senso de Limpeza; Senso de Padronização e Saúde; Senso de Disciplina e Autodisciplina que deixam as atividades realizadas no dia a dia mais fáceis de executar.

É importante citar que a TPM também se relaciona com a metodologia Lean, visto que ela também abrange a eliminação de desperdícios e gargalos, sendo a TPM ligada aos equipamentos industriais. Dessa forma, a Manutenção Produtiva Total é imprescindível para a prosperidade dos métodos da Lean Manufacturing que é um sistema de gestão que busca aumentar a eficiência e a produtividade reduzindo erros e redundâncias na produção industrial.


Quais os pilares da metodologia TPM?

A Manutenção Produtiva Total (TPM) busca melhorar a produção, a eficiência e a segurança das operações por meio do envolvimento ativo dos operadores e líderes da equipe na manutenção dos equipamentos. A gerência é responsável por estabelecer uma cultura interna de apoio às atividades baseadas nos 8 pilares da TPM.


Manutenção da Qualidade: A função desse pilar é detectar as origens das irregularidades. Ela consiste em usar a manutenção como garantia de resultados com qualidade.

Melhorias Específicas: Essa metodologia tem por objetivo aumentar a eficiência global do equipamento, considerando sua disponibilidade, eficiência e qualidade.

Manutenção Autônoma: A ideia desse pilar é que todos os funcionários sejam capacitados e tenham autonomia para zelar pela limpeza, inspeção e manutenção dos equipamentos e ativos em que trabalham.

Manutenção Planejada: Os responsáveis por cada processo fazem um acompanhamento preciso do desempenho da equipe e dos equipamentos, tendo as manutenções preditiva e preventiva como aliadas.

Controle Inicial: Tem como objetivo aplicar os conhecimentos práticos adquiridos através da TPM no desenvolvimento e aquisição de novos equipamentos, para que estes atinjam seu desempenho máximo de maneira mais rápida e eficiente.

Treinamento e Educação: O foco deste pilar é manter a mão de obra apta e capacitada para responder com agilidade e eficiência as intercorrências da produção.

TPM Administrativo: Consiste em auxiliar os projetos de manutenção, fornecendo informações precisas sobre prioridade de trabalhos, indicadores concisos e planejamentos que atendam às metas industriais.

Segurança, Saúde e Meio Ambiente: O propósito deste pilar é garantir um ambiente de trabalho seguro a todos os funcionários e sustentável ambientalmente.


Quais os benefícios da utilização da Manutenção Produtiva Total?

Um dos principais pontos positivos da filosofia é a automação de processos, responsável por prevenir perdas e aumentar o lucro da organização. Outros benefícios que podem ser encontrados com a implantação são:

  • Maior motivação da equipe;

  • Eliminação de pausas não planejadas;

  • Redução de custos operacionais;

  • Maior conhecimento e capital intelectual dos colaboradores e líderes;

  • Organização otimizada do chão de fábrica;

  • Foco na gestão da qualidade total, impactando a cadeia de suprimentos e também os colaboradores internamente.

Em resumo, a ferramenta Manutenção Produtiva Total pode ser de grande utilidade para sua empresa, pois é uma metodologia que agrega em vários setores, trazendo inúmeros benefícios para ela.

Se interessou pela ferramenta Manutenção Produtiva Total? Gostaria de implementá-la na sua empresa? A Ciclo Consultoria é a empresa certa para te ajudar. Entre em contato conosco e marque já seu diagnóstico empresarial gratuito!


0 comentário

コメント


  • whatsapp-logo-1
bottom of page