top of page

Acelere sua produção: aumente sua produtividade.


Você, gestor, já notou que seus empregados perdem muito tempo realizando suas atividades? Já sentiu que o funcionamento da sua empresa não ocorre de maneira eficiente e, consequentemente, a sua lucratividade não é a melhor possível?

Essa situação se tornou comum nas indústrias durante a Segunda Revolução Industrial. Era comum, no início desse período, que a produção ocorresse sem muito planejamento e que o potencial da mão de obra humana não fosse aproveitado ao seu máximo.

Durante este período, o engenheiro mecânico norte-americano Frederick Taylor buscou encontrar formas de sistematizar o funcionamento de uma indústria com o intuito de aumentar a eficiência do processo operacional da mesma.

Métodos adotados

Para atingir o seu objetivo , Taylor definiu um modelo para se administrar as operações de uma empresa que ficou conhecido como Taylorismo ou Administração Científica.

Com este modelo, buscou racionalizar o trabalho dos operários, maximizando a produtividade dos mesmos.

Para atingir esta racionalização, o principal instrumento utilizado é o estudo de tempos e movimentos (motion-time study), que ocorre simultaneamente a uma análise do trabalho. Este estudo e essa análise são divididos em 5 etapas:

1. Seleção de um grupo de trabalhadores capazes de realizar as tarefas a serem analisadas;

2. Estudo das operações e movimentos que os trabalhadores repetem ao realizar as tarefas e das ferramentas utilizadas durante a realização;

3. Cronometragem do tempo necessário para a execução de cada um dos movimentos e escolha da forma mais rápida de executá-los (através de estudos de tempo básico, de folga e padrão de cada elemento).

4. Eliminação de movimentos desnecessários, errados ou lentos.

5. Reorganização da série dos novos movimentos (mais eficientes e mais rápidos) e das melhores ferramentas para o novo método de trabalho.

Vantagens do uso do estudo de tempo e movimentos

É importante perceber que esse tipo de estudo pode ser aplicado em todos os tipos de empresa. Desde grandes indústrias até as pequenas prestadoras de serviços, todas as empresas lidam com o trabalho humano e podem usufruir do estudo de tempo e movimentos.

A partir dele, pode-se otimizar o andamento das operações do seu negócio ao:

- Dividir de maneira mais eficaz as funções de cada empregado

- Adaptar e possibilitar um melhor treinamento/especialização de cada empregado

- Eliminar desperdícios de capacidade humana

- Diminuir o quadro de funcionários quando há excessos

Ao se manter uma situação onde não há estudos de tempo e movimento, sua empresa está deixando de produzir valor e esse custo vai cair diretamente sobre você!

Digamos, por exemplo, que você tenha uma lanchonete. Nela, uma única pessoa fica responsável pelo corte das carnes. É muito provável que essa pessoa, durante o dia de trabalho, fique cansada devido ao excesso de força aplicado na realização de sua tarefa e, devido à fadiga, acabe reduzindo drasticamente a sua eficiência.

Imagine agora a situação em que esse funcionário conte com ferramentas de corte mais precisas e, com isso, minimize o esforço necessário para o corte. Assim, o mesmo conseguirá manter seu nível de desempenho durante o dia de maneira apta a diminuir o tempo e o trabalho gastos nessa atividade.

Nos próprios experimentos desenvolvidos por Frederick Taylor, algumas vantagens puderam ser observadas. Entre elas, estão:

1. O aumento considerável do salário dos funcionários

2. A valorização da mão de obra que, consequentemente, passou a trabalhar com mais prazer.

3. A redução da carga horária

4. A concessão de dias de descanso remunerado

5. O aumento na qualidade dos produtos

6. A redução de custos, desperdícios e reparos no processo produtivo.

Mapeamento de processos

Diretamente relacionado ao estudo de tempos e movimento, está o mapeamento de processos de sua firma.

Você provavelmente já sentiu o quanto um mapeamento bem definido e estruturado de maneira eficiente aperfeiçoa o desempenho da sua equipe.

Com o motion-time study, é possível redefinir o mapeamento da companhia da forma mais favorável possível, através do estabelecimento de um encadeamento de processos que evite situações de perdas de tempo, materiais ou capacidade de trabalho humano.

Dessa forma, situações de confusão na execução de processos que resultam em prejuízos de rendimento são minimizadas ao se realizar um estudo de tempos e movimentos.

Em certas situações, a reorganização do mapeamento de processos pode indicar um excesso de funcionários e a possibilidade de se reduzir o quadro de funcionários, reduzindo, assim, gastos com folha salarial.

Layout

O layout da sua companhia também tem influência direta na definição dos tempos gastos ao se realizar movimentos internos.

Vamos voltar à situação em que você seja dono de uma lanchonete.

Nesta lanchonete, não foram feitos estudos de layout nem de tempos e movimentos, logo, os produtos de maior necessidade na produção dos lanches não obrigatoriamente sejam os de mais fácil acesso. Consequentemente, os cozinheiros perdem muito tempo na busca pelos ingredientes nos estoques.

Caso um estudo de tempo e movimentos fosse realizado e o layout readequado de acordo com ele, os cozinheiros se tornariam capazes de produzir mais rapidamente os lanches, devido à minimização de movimentos, maximizando assim a satisfação dos mesmos em relação ao atendimento.

Como a Ciclo pode me ajudar na maximização da produtividade?

Com certeza, você, gestor, quer usufruir ao máximo da capacidade da sua empresa!

Voltada a pessoas como você, A Ciclo Consultoria oferece serviços de consultoria em diversas áreas, entre elas a de Gestão da Produção.

A equipe alocada deverá identificar os problemas no seu processo de produção por meio de estudos de tempos e movimentos e outras ferramentas. Os mesmos encontrarão formas de otimizar o sistema de produção da sua empresa e elaborarão um projeto personalizado para que isso ocorra.

Para receber mais dicas gratuitas sobre como impulsionar o rendimento da sua empresa, fique de olho no nosso site e nas nossas redes sociais!

0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page