top of page

Indústria 4.0


Já pensou uma indústria que tenha na sua estrutura as mais recentes inovações da tecnologia? Na qual os processos de manufatura sejam mais automatizados, tenha suas informações todas controladas e acompanhados sem muito esforço humano

Esse é o conceito de Indústria 4.0!

Através dos Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, as fábricas inteligentes terão a capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

Algumas das tecnologias envolvidas são:

  • Robótica avançada;

  • Impressão 3D;

  • Manufatura híbrida;

  • Inteligência artificial;

  • Manufatura híbrida;

  • Sistemas de simulação virtual.

Além das tecnologias envolvidas, existem alguns princípios que norteiam o funcionamento da, também chamada, Quarta Revolução Industrial.

Assim, com a implantação desses princípios, é possível observar alguns benefícios e impactos da Indústria 4.0. Iremos ver abaixo alguns deles.

1 – Princípios da Indústria 4.0

  • Capacidade de operação em tempo real: Consiste na aquisição e tratamento de dados de forma praticamente instantânea, permitindo a tomada de decisões em tempo real.

  • Virtualização: Simulações já são utilizadas atualmente, assim como sistemas supervisórios. No entanto, a indústria 4.0 propõe a existência de uma cópia virtual das fábricas inteligentes. Permitindo a rastreabilidade e monitoramento remoto de todos os processos por meio dos inúmeros sensores espalhados ao longo da planta.

  • Descentralização: A tomada de decisões poderá ser feita pelo sistema cyber-físico de acordo com as necessidades da produção em tempo real. Além disso, as máquinas não apenas receberão comandos, mas poderão fornecer informações sobre seu ciclo de trabalho. Logo, os módulos da fábrica inteligente trabalharão de forma descentralizada a fim de aprimorar os processos de produção.

  • Orientação a serviços: Utilização de arquiteturas de software orientadas a serviços aliado ao conceito de Internet of Services.

  • Modularidade: Produção de acordo com a demanda, acoplamento e desacoplamento de módulos na produção. O que oferece flexibilidade para alterar as tarefas das máquinas facilmente.

2- Benefícios da indústria 4.0

  • Visão estratégica: Conhecer a própria empresa, enxergar todos os processos que a movem e ser capaz de conduzi-la a um patamar de liderança no mercado é a ambição de qualquer empresário.

  • Integração entre humanos e robôs: A interação entre humanos e robôs pode gerar economia operacional para empresas de qualquer segmento. A inteligência artificial, ganhará cada vez mais espaço nos negócios e indústrias, dividindo suas atribuições com humanos.

  • Novos modelos de negócio: O impacto da indústria 4.0 também alcança as empresas com a criação de modelos de negócios disruptivos. Exemplos desses modelos, baseados em tecnologias de ponta, já foram responsáveis pela falência de modelos tradicionais e estabelecidos.

  • Automação cognitiva: A adoção de sistemas automatizados baseados em inteligência artificial garantirá uma maior escalabilidade dos processos nas indústrias. A produção se encaixa com mais perfeição às demandas.

  • Eficiência operacional: Todas essas melhorias garantirão eficiência operacional das fábricas, se implementadas corretamente. Isso significa menores custos de produção, margens de lucro esticadas e vantagem competitiva.

3 – Impactos da Indústria 4.0:

Um dos maiores impactos causados pela Indústria 4.0 será uma mudança que consiste na criação de novos modelos de negócios. Em um mercado cada vez mais exigente, muitas empresas já procuram integrar ao produto necessidades e preferências específicas de cada cliente.

A customização prévia do produto por parte dos consumidores tende a ser uma variável a mais no processo de manufatura, mas as fábricas inteligentes serão capazes de levar a personalização de cada cliente em consideração, se adaptando às preferências.

Os profissionais também precisarão se adaptar, pois com fábricas ainda mais automatizadas novas demandas surgirão enquanto algumas deixarão de existir. Os trabalhos manuais e repetitivos já vêm sendo substituídos por mão de obra automatizada, e com Indústria 4.0 isso tende a continuar.

Por outro lado, as demandas em pesquisa e desenvolvimento oferecerão oportunidades para profissionais tecnicamente capacitados, com formação multidisciplinar para compreender e trabalhar com a variedade de tecnologia que compõe uma fábrica inteligente.

A Indústria 4.0 está cheia de oportunidades para empresas que se arriscam a inovar. A transformação do modelo produtivo já está se expandindo para indústrias tradicionais e outros segmentos, incluindo comércio e serviços.

Você vai embarcar ou prefere esperar a concorrência dar o primeiro passo?

Agende já uma reunião gratuita e nos conheça melhor!

Fique ligado nas nossas redes sociais, não perca nenhuma atualização e conteúdos que podem ajudar a melhorar os resultados da sua empresa!

0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page