Diversidade nas empresas: Qual sua importância e quais os seus benefícios!


A diversidade nas empresas proporciona um ambiente organizacional mais inclusivo e plural, garantindo a interdisciplinaridade no local de trabalho. Assim, essa pauta antes deixada de lado pelas empresas, passou a receber atenção e ganhou protagonismo real, transformando as culturas da empresa e equilibrando as relações sociais.


Afinal, o que é diversidade?

Diversidade significa qualidade daquilo que é diverso, variado, múltiplo. Portanto, diversidade cultural é a interação de pessoas com características e vivências diferentes.

Tais tópicos como diversidade e inclusão ganham destaque uma vez que o avanço cultural da sociedade garante o fortalecimento de valores, direitos e responsabilidades a grupos que não eram anteriormente contemplados. Ou seja, a diversidade é fruto das lutas e reivindicações dos movimentos raciais, feministas, LGBTQIA+, entre outros, para garantir uma sociedade mais justa e igualitária. Consequentemente, as empresas acabaram adequando-se a essas pautas.

No entanto, o cenário atual, apesar de estar em constante evolução, ainda está muito longe de ser o ideal. Infelizmente, isso se comprova quando pode-se analisar alguns dados, relacionados aos grupos anteriormente citados.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de mulheres nos cargos gerenciais corresponde a aproximadamente um terço. No entanto, se tratando de mulheres negras esse número cai para menos de 10%. Esses dados chamam a atenção quando, em paralelo a isso, no Brasil há mais mulheres do que homens no ensino superior.

Se tratando de PPI (Pretos, Pardos e Indígenas), estes números são ainda mais chocantes. Atualmente 29,5% dos cargos de liderança são ocupados por esse grupo, em um país onde mais de 56% da população é negra.


O que é diversidade nas empresas?

Quando se aplica o conceito de diversidade ao mundo dos negócios, encontra-se um sentido igualmente importante, porém um pouco mais complexo. Diversidade nas empresas é a existência de uma grande variedade de pessoas diferentes entre si, garantindo mais respeito, igualdade, inovação e criatividade dentro da empresa.

Com o tópico voltado ao mundo corporativo, diversidade se tornou um ponto estratégico para as empresas. Isso uma vez que existe uma série de parâmetros a serem levados em consideração se tratando de diversidade, tais quais gênero, raça, crenças, orientação sexual, classe social, pessoas com deficiência (PCDs), etc.


Qual a importância da diversidade nas empresas?

A diversidade e inclusão nas empresas são importantíssimas para a sociedade como um todo. Isso ocorre devido a reconstrução de um ambiente mais igualitário, imersivo e empático entre colaboradores, o que acaba sendo reflexo para a sociedade. Juntamente a isso, com a diversidade e inclusão, a prática da meritocracia e cooperação é fortalecida dentro da empresa, engajando os colaboradores e diminuindo os conflitos entre os mesmos.

Juntamente com as questões internas de relacionamento da empresa, a diversidade agrega a imagem e reputação da empresa, e acaba fortalecendo os valores e alinhamento dos colaboradores. Isso acaba sendo um fator muito importante para a retenção e aquisição de talentos para o time e cultura empresarial.

Em paralelo com as questões sociais que a diversidade das empresas traz, existem uma série de vantagens estratégicas. Isso torna-se perceptível nos aspectos relacionados à inovação e criatividade. Uma vez que há um maior número de colaboradores com experiências e vivências diferentes, sua proposição de soluções se torna mais rica e complementar entre o time. Dessa forma gera-se respostas mais completas aos problemas propostos.


Como trabalhar a diversidade nas empresas?

Uma vez que a empresa entende a importância da diversidade empresarial é essencial estabelecer as melhores formas de aplicar tais conceitos na rotina e estratégia. Estrategicamente, a definição de OKRs e planos de ação para o tema são de extrema relevância. Assim, chega-se às diretrizes mais complexas da empresa como missão, visão e valores que acabam sendo os norteadores da instituição.

Junto a isso, existe uma série de medidas que podem ser implementadas que asseguram um ambiente mais diverso e incluso, como:

Entender a real situação da empresa, mapeando o quão diversa ela é, a fim de entender em que contexto a empresa está inserida. Com o entendimento da situação da empresa, criar um plano de ação para implementar uma nova cultura na empresa, com detalhamento e prazos bem definidos com base no planejamento estratégico. Para saber mais sobre planejamento estratégico, confira o nosso material.

Idealizar na rotina da empresa uma série de treinamentos voltados às pautas de diversidade e inclusão no meio empresarial, para facilitar o entendimento dos colaboradores e aumentar a adesão das novas políticas adotadas pela empresa.

Criar um método que leve em conta a diversidade das pessoas candidatas aos processos seletivos;

Transpor barreiras de acessibilidade para PCDs.

Para tanto, não existe uma única forma de aplicar tais conceitos: o importante nesse caso é sair da inércia e ir testando o que e como faz mais sentido para a empresa. Juntamente, buscar a cooperação dos colaboradores é de extrema importância para que as ações propostas sejam perpetuadas dentro do ambiente da empresa.


5 erros comuns ao tentar trabalhar diversidade nas empresas

Assim, tão importante quanto saber aplicar os preceitos de diversidade, é evitar os possíveis erros que acabam prejudicando a jornada de construção de um ambiente diverso.

Igualmente importante a ter um método correto de contratação, é ter caminhos para promoções internas de colaboradores, com espaço para que pessoas diversas aptas às funções de liderança sejam promovidas. Em outras palavras, deixar explícito os pré-requisitos de promoção e garantir que todas as pessoas tenham acesso a tais vagas.

Outro ponto bem comum quando se trata de diversidade diz respeito a trazer um discurso que não se aplica na prática. Mais importante do que deixar claro das mudanças que serão propostas é tirar do papel tais planos. Isso confirma a importância do assunto e garante que os colaboradores devem aderir às práticas.


Abaixo, veja os principais erros ao tentar trabalhar diversidade nas empresas:

- Trazer algo no discurso que não acontece na rotina da empresa (ou o inverso);

- Criar vagas com muitas exigências, que não comportam pessoas que possam ter dificuldades financeiras;

- Contratar pessoas diversas apenas para tratar sobre assuntos da ordem da diversidade, sem vê-las fazendo outras funções;

- Criar programas de diversidade sem mudar a cultura organizacional;

- Não dar espaço para pessoas diversas chegarem em posições de liderança.


0 comentário
  • whatsapp-logo-1