top of page

5 Indícios de que sua indústria precisa de consultoria em engenharia de produção


O cenário industrial brasileiro vem se tornando cada vez mais competitivo e saturado ao longo das décadas. Assim sendo, para que sua indústria possa obter reconhecimento por excelência na prestação de serviços, é imprescindível que haja uma análise da linha de produção, com consequente identificação de gargalos e a implementação de melhorais capazes de otimizar os processos e resultados.

Tendo em vista que a engenharia de produção é a área da engenharia voltada ao estudo dos processos produtivos e à gerência de recursos humanos, financeiros e materiais de uma indústria, sua consultoria torna-se capaz de aumentar quantitativa e qualitativamente a produtividade e a rentabilidade de um negócio.

Confira, então, os cinco principais indícios que refletem uma realidade industrial a ser impulsionada com a atuação de uma consultoria em engenharia de produção:

1. Baixa produtividade

Após a realização do mapeamento das funções e do processo como um todo, deve haver a identificação das etapas que estão comprometendo a operação, através de um atraso na entrega final do produto, por exemplo. Feito isso, serão apresentadas propostas de otimização da produção, a fim de atingir um grau máximo de produtividade e, por conseguinte, ser capaz de atuar no mercado contemporâneo.

2. Perda de qualidade durante a produção

A qualidade é fundamental para que todo negócio se mantenha competitivo no mercado. Logo, se sua empresa sofre com perda de padronização e grau ótimo de qualidade durante a produção, apresentando produtos com falhas repetidas, por exemplo, esse também é um sinal da necessidade da consultoria em engenharia de produção. Sabe-se, pois, que existe uma demanda por processos de controle mais claros e rígidos, essenciais para a satisfazer as expectativas e necessidades dos clientes.

3. Problemas no planejamento financeiro

Apresentar um setor financeiro organizado e realizar periodicamente uma análise contábil das atividades da empresa é fundamental para que se obtenha sucesso. A consultoria em engenharia de produção irá agregar valor na gestão financeira do seu negócio, através do estabelecimento de estratégias de alocação de recursos com objetivo de maximizar o retorno dos investimentos. Dessa forma, tem-se uma estrutura financeira sólida, transparente e livre de sustos.

4. Dificuldade na gestão de estoque

Saber gerir o estoque de uma empresa de maneira eficiente diz respeito a garantia da disponibilidade de matéria-prima para a produção e consequente entrega de produtos para os clientes, ou seja, é assegurar que a produtividade da sua empresa seja constante. O controle de estoques busca gerar um conhecimento sobre tudo o que entra e tudo o que sai da empresa, para um domínio sobre o que se tem armazenado na organização, a fim de que os gastos e perdas sejam minimizados e a produção seja mantida organizada.

5. Equipe desalinhada

Sabendo que uma cultura organizacional desalinhada, como por exemplo com baixa retenção de funcionários ou um nível de entrega baixo, é um fator que dificulta o desempenho das atividades da empresa e, assim, compromete a entrega do produto sob alto padrão de qualidade. Uma consultoria em engenharia de produção torna-se capaz de reverter esse cenário. Serão pensadas soluções com objetivo de alinhar as expectativas de líderes e funcionários, a fim de que se atingir o crescimento exponencial com a colaboração de equipes engajadas e alinhadas. Criando-se, portanto, uma cultura de alta performance que inspira todos aqueles envolvidos no processo.

Percebeu que sua empresa sofre com tais fatores e pode ter resultados otimizados?

A Ciclo Consultoria pode atuar junto com você na solução de ideias inovadoras! Basta clicar aqui para agendar uma reunião gratuita!

Fique ligado nas nossas redes sociais, não perca nenhuma atualização e conteúdos que podem ajudar a melhorar seus resultados!

0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page