top of page

Planejamento e Controle da Produção: entenda o que é e como pode te ajudar!



Perante a competitividade do mercado, as empresas buscam implementar métodos e ferramentas capazes de gerenciar a produção de bens ou serviços. Sobretudo com o intuito de atender a demanda de forma eficaz e com qualidade, reduzindo assim o tempo de espera, o retrabalho e possíveis erros.

Nesse viés, o Planejamento da Produção torna-se extremamente importante para as organizações, uma vez que proporciona que os processos ocorram como planejado.


Mas, o que é o PCP?

O Planejamento e Controle da Produção, proveniente da língua inglesa Production Planning and Control, é o domínio da Engenharia de Produção responsável pela coordenação e implementação dos recursos na organização, a fim de atender o mais plenamente possível os planos estabelecidos a nível estratégico, tático e operacional. Assim, trata-se de um instrumento o qual garante uma ampla visão da indústria, possibilitando ao gerente atender os elementos da produção.

Por via de regra, o PCP proporciona garantias de que a produção ocorra de forma eficaz e produza bens e serviços seguindo o planejamento. Vale ressaltar que, para isso, os recursos produtivos devem estar dispostos na quantidade correta, no momento exato e no padrão de qualidade adequado.

É importante conceituar que o planejamento é responsável por determinar o que pretende-se ocorrer em algum momento futuro, enquanto o controle define-se como o processamento do que está acontecendo em não conformidade com o planejamento.

Desse modo, tem-se como os pilares do PCP:

  • Programação – “Quando fazer?”

  • Carregamento – “Quanto e onde fazer?”

  • Sequenciamento – “Em que ordem fazer?”

  • Monitoramento – “O plano está sendo seguido?”


Como o PCP pode auxiliar a minha empresa?

É válido salientar que as práticas do planejamento e de organização da produção variam de acordo ao seguimento, contudo, os pilares são essenciais para gerir qualquer segmento organizacional.

Uma vez que o PCP esteja estruturado adequadamente, ele é capaz de proporcionar resultados concretos para a empresa, sendo também seu atributo a capacidade de preparar a empresa para as constante mudanças e atualizações do mercado e perfil do cliente, tendo em vista que otimiza o gerenciamento de tarefas, facilitando assim a tomada de decisão.

Portanto, o Planejamento e Controle da Produção, PCP, é capaz de sistematizar as formas de planejamento, assim como, é capaz de induzir à padronização de produtos, permitindo a criação de um elo de geração de resultados; tendo como consequência o aumento na eficiência da organização, a redução de desperdícios e a identificação dos gargalos da produção.

Desse modo, dentre os principais benefícios do PCP quanto às organizações, destacam-se:

  • Definição de cronogramas e metas;

  • Otimização da produtividade dos colaboradores;

  • Identificação de gargalos na produção;

  • Maior controle de produção e respostas à demanda;

  • Redução do tempo ocioso;

  • Redução de custos devido ao planejamento de estoque;

  • Organização da capacidade produtiva da fábrica.


Se interessou pelo PCP e quer implementá-lo na sua empresa? A Ciclo Consultoria pode te ajudar! Entre em contato e agende uma reunião gratuita.


0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page